Como perder peso de maneira saudável – Emagreça com Qualidade

Que o sobrepeso e a obesidade trazem grandes problemas de saúde não é nem uma novidade, mas será que você vai esperar seu médico te dar uma péssima noticia pra se conscientizar e começar a emagrecer?

Emagrecer mais do que uma questão de estética tem se tornado uma questão de saúde, pois nas ultimas décadas tem intensificado o numero de pessoas doentes por causa do sobrepeso e principalmente por causa da obesidade!

Você está feliz com seu corpo? Você se considera acima do peso? Se a resposta para a segunda pergunta foi “sim”, saiba que você provavelmente faz parte dos 60% dos brasileiros que estão acima do peso. Vale lembrar que o problema da obesidade vai muito além da estética, pois este é um fator de risco para doenças como:

  • Diabetes tipo 2
  • Hipertensão
  • Doenças cardíacas e infarto
  • Câncer
  • Apneia do sono
  • Osteoartrite
  • Doença na vesícula biliar
  • Doença do fígado gorduroso.

Levando isto a sério sabemos que desenvolver tais doenças traz consequências terríveis para nossas vidas. No entanto pesquisas mostram que reduzir alguns quilinhos diminui a possibilidade de desenvolvimento de tais doenças.

Dietas, restrições alimentares, atividades físicas, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas, diversas modalidades de treinos… talvez você já tenha tentado algumas ou todas essas alternativas para conseguir emagrecer. Pode ser até que tenha dado certo, mas o mais provável é que você — assim como a maioria das pessoas — esteja se esquecendo de um fator essencial: a sua mente e o poder que ela tem sobre o processo de emagrecimento.

Os especialistas têm, cada vez mais, relacionado a obesidade à maneira como as pessoas pensam, e não apenas às comidas ingeridas e à quantidade de exercícios físicos realizada. Isso porque existe uma comunicação entre mente e corpo, e quem controla o comportamento humano é a nossa mente.

Gatilhos emocionais

Com qual idade você começou a engordar? Consegue associar algum gatilho (fato ou trauma) que levaram você a ganhar peso? Quais as frases você ouvia sobre sua aparência e acabou acreditando como verdade absoluta? (exemplo: “você é gordo”, “vai engordar se continuar comendo assim”, “ninguém vai ficar com você”).

Agora se questione: Essas frases são verdades? De que forma posso dar um novo significado a tudo isso com a maturidade que tenho hoje?

Identifique armadilhas

Faça uma lista das coisas que podem ter contribuído para seu processo de engorda, como: ingerir muita bebida alcoólica, comer muito Fast-food, sair todos os dias para comer em restaurantes, não conhecer a qualidade dos alimentos que estava ingerindo, parar de fazer atividade física. Ter consciência do que fez você engordar é o primeiro passo para evitar cair de novo na mesma armadilha.

Identifique, ainda, quais emoções disparam sua vontade de comer (como raiva, ansiedade, tédio ou pressão) e como você pode aliviar esses sentimentos sem ser com comida. Experimente respirar fundo quando a ansiedade bater e ligar para alguém querido quando vier a tristeza, por exemplo. Encontrar alternativas práticas para acalmar seus sentimentos é um grande passo para trazer consciência.